Descubra os sabores da Tradição

O restaurante Dona Maria é um tributo às nossas Donas Marias, das cozinheiras hábeis de mão cheia às rainhas e princesas que fazem parte da nossa História. Queremos resgatar as melhores receitas tradicionais do Porto e do Norte do país e inspirar-nos em pratos nobres como os que moram no “Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal” e os que povoam as nossas memórias.

Estes pratos regionais revelam-se em todo o seu esplendor nas harmonizações que criamos com os néctares que integram a nossa vasta garrafeira, vinhos esses que também acompanham de forma única os nossos pratos de partilha, na boa tradição dos melhores convívios à mesa.

Reencarnando o espírito do Douro vinhateiro e das suas encostas, o Dona Maria veste-se de tons outonais e formas orgânicas que lhe dão movimento, como o teto “rasgado” por gigantes folhas de videira ou a sinuosa garrafeira que envolve todo o espaço. Mármores, veludos e madeiras dominam os diversos espaços de refeição, abertos ou em nichos mais reservados. A sala estende-se para o exterior, onde uma confortável esplanada com uma vista magnífica para o Porto se debruça sobre os telhados.

Venha celebrar connosco a autenticidade da cozinha e dos vinhos portugueses num ambiente elegante, mas informal, confortável e descontraído.

Horário:
Pequeno-almoço: 07h00 – 10h30 (todos os dias, incluindo feriados)
Almoço: 12h30 – 15h00 (segunda a sexta-feira) | 13h00 – 15h30 (fins de semana e feriados)
Jantar: 19h30 – 23h00

Dress Code:
Smart casual 

Reservas

Não perca a oportunidade de viver uma maravilhosa experiência gastronómica no Dona Maria e faça a sua reserva antecipadamente através do nosso site.

Vinhos com alma

Autenticidade e carácter são características transversais aos vinhos que integram a garrafeira do Dona Maria. Provenientes das principais regiões vinícolas portuguesas, estes vinhos resultam do labor de sucessivas gerações de enólogos, que souberam aliar à qualidade dos terroirs de cada região elementos de tradição e modernidade.

A criteriosa seleção de vinhos do restaurante é por isso um reflexo do que melhor se faz em Portugal a este nível e pretende ser uma homenagem a todos aqueles que trabalham a vinha e o vinho.

Cozinha com cunho nacional

A cozinha do Dona Maria incorpora no processo de criação dos pratos a riqueza e as tradições da culinária portuguesa, enraizada na busca dos melhores ingredientes sazonais nos mercados locais, na lota ou junto de produtores nacionais.

Acreditamos que cozinhar é um jogo de sensações que permite criar, respeitar, seduzir e sentir, através do qual é possível viajar pelos sabores de Portugal, um espelho das nossas origens e memórias.

Viagem pelos sabores de Portugal

Salas Vínicas privadas

Sala dos Trinta

Esta é a sala do ouro líquido por excelência, não só porque protege alguns dos melhores vinhos nacionais, mas também porque ostenta no seu interior elementos de design que nos remetem para o universo vínico. Uma mesa única, capaz de acolher até 30 pessoas, é a alma deste espaço que, entre uma excecional coleção de vinhos e livros ligados ao mundo do vinho, pretende ser um espaço de experiências únicas e irrepetíveis.

Sala dos Vinte

A lareira, as paredes, cujas cores oscilam entre os tons âmbar e a madeira, tornam esta uma das salas mais acolhedoras do The Lodge. As cores marcam o ambiente e a mesa, com capacidade para cerca de 20 pessoas, dita a exclusividade deste espaço, sob o qual pende uma das peças mais características do The Lodge, um candeeiro em forma de pipa que remete para o universo vínico e para a génese do hotel.